"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




segunda-feira, 7 de maio de 2012

Roupas ao vento



Lavar roupas já foi uma tarefa exaustiva. Hoje, as máquinas de lavar e os serviços de lavanderia, mesmo os de autoatendimento, realizam o trabalho com grande eficiência. O que dizer das lavadeiras de antigamente, que entregavam em casa as roupas lavadas no tanque, bem dobradas e passadas a ferro. 


O foco, aqui, não é a lavagem, mas o pós-lavagem -o ato de estender as roupas. É interessante ver o colorido e os variados tipos de roupas em exposição numa corda ou varal. Observe que algumas pessoas são detalhistas ao estender suas roupas, selecionando as peças por cores. Outras, por tamanho.  As mais preocupadas com sua privacidade colocam as roupas íntimas em local discreto, quase imperceptível. Algumas, talvez muito atarefadas espalham todo o cesto, aleatoriamente.

Gosto de ver as cordas balançando os tecidos como se dançassem ao vento. Esse balanço fica  prejudicado naqueles pequenos varais junto a janela dos apartamentos. Deles, muitas vezes,saem voando roupas como passarinhos fugindo da gaiola.
Algumas peças parecem bandeiras, tem camisa de time, uniforme de escola, macacão de empresas.



Toalhas de banho, de rosto, panos de prato alvejados e lençóis de montão, isso quando não tem as cuecas samba-canção e as calçolas de algodão. Meias de pezinhos, outras de pezão, meias de lã e de suave compressão, tudo enrolado na tremenda ventania.

Os pares de tênis são pendurados no varal na vã esperança de espantar o cheiro insuportável. 
Cai a tarde, chega a hora de recolher. As cordas ficarão vazias até que outro lote de roupas cheirando a amaciante espalhem o aroma no ar. 


Não tem como discordar: nossas lembranças sensoriais mais remotas vem dos lençóis com aquele perfume de limpeza, da toalha de banho bem macia e das meias limpas e inodoras que em nossa infância alguém nos envolveu.     
Por isso lave bem suas roupas, sinta-se renovado a cada troca. Nada melhor do que um banho relaxante e uma roupa limpinha...Mantenha-se limpo, inclusive "internamente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!