"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




segunda-feira, 25 de junho de 2012

O papel dos professores, hoje

A visão de Rubens Alves sobre o papel do professor Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_OsYdePR1IU&feature=related
Sou professora há 32 anos e lembro, com clareza, da minha primeira turma de alunos numa classe de alfabetização. Nela tinha crianças de 8 aos 12 anos, eram repetentes, não conseguiam ler, muito menos, escrever. Na mesma turma estavam cinco irmãos, do mais novo ao mais velho, acompanhados de outros alunos que também iam pra escola mais pela necessidade de alimentação, do que vontade e disposição para aprender.
Logo que cheguei na escola, busquei a orientação da supervisora sobre como deveria trabalhar.
Ela mostrou-me uma cartilha que já era usada há anos e que eu deveria acompanhar as demais professoras. Folhei a cartilha, vi as palavras chaves: avião, bebê, ... "Pensei criticamente: se eles não aprenderam até agora, não vai adiantar repetir tudo outra vez." Fiquei inquieta, mas guardei meus inexperientes pensamentos. Era jovem demais, apenas 18 anos.
Assumi a turma e ao fechar a porta da sala, me permiti ser ousada e romper com aquele método ineficaz. Alfabetizei ao meu modo,tentando me aproximar do mundo deles e das suas vivências (muito mais do que as minhas). É claro que não consegui 100% de aprovação, até porque os problemas daqueles alunos eram mais complexos do que os recursos que dispunha. Os que eu consegui que se alfabetizassem criaram asas para prosseguir aprendendo com a vida. Isso já foi um bom resultado nas expectativas.
Hoje assistindo o vídeo do pedagogo Rubens Alves, me reporto àquele tempo e vejo o quanto aprender a aprender é bem mais produtivo no trabalho pedagógico e na vida dos alunos.
Minha primeira turma, após o estágio de 6 meses
1ª série- 1980

Um comentário:

  1. Ai, que lindo, Maria! E esse vídeo... vou compartilhar a torto e a direito. O Rubem Alves tem toda razão.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!