"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




segunda-feira, 18 de junho de 2012

Buscando alternativas


O caminho da escola era aquele em que pais e filhos, avós e netos, tias e sobrinhos, cuidadoras e crianças ou irmãos com irmãos trocavam idéias, planejavam a volta ou, na pior das hipóteses, acertavam alguma aresta. Era quase uma excursão: mochilas, risadas, choros e alegria.
Agora a dificuldade para conciliar horários na família fez com que outras pessoas, a princípio estranhas à família, façam esse trajeto. Desta maneira as crianças que antes eram levadas são agora transportadas.
Nas portas das escolas já não estão: a mãe, o pai ou a avó. Nas portas das escolas estão  os tios da Van, os motoboys. São eles que recebem os recados e retornam com a resposta, acumulam funções de motorista, pombo-correio e, inclusive, de reeducador de boas maneiras. Quantos já se tornaram íntimos das famílias e já sabem todos os detalhes da vida dos seus transportados.
Levar a criança, entregá-la à professora é uma oportunidade de manter o vínculo da família com a escola, além de ser um ato de carinho e atenção, que não deve ser dispensado nem transferido para outros. 
O ritmo e as exigências da vida contemporânea nem sempre possibilitam esse compromisso, então nestes casos e somente nestes, a solução é manter sempre a comunicação com a escola através de agenda, telefone ou da internet. A maioria dos estabelecimentos de ensino criaram perfis nas redes sociais ou sites e blogs para que os pais possam acompanhar do seu local de trabalho ou de casa, tudo que está acontecendo. 
Nas ocasiões de folga é recomendável aproveitar para restabelecer esse elo. Dispensar algumas vezes o transporte escolar, cancelar o trabalho do motoboy e ir buscar os filhos é sempre positivo.
Crianças não são entregas e nem escola é almoxarifado. Conhecer os amigos dos filhos, conversar com os professores, prestigiar o evento escolar ou apenas levá-los com um sorriso e esperá-los com um forte abraço é o mesmo que dizer nas entrelinhas: você é importante e a sua escola é nossa parceira.



Exemplo: Blog da Escola Medianeira informa e mostra todos os eventos, tornou-se um diário on-line para a comunidade.

 
                                                

2 comentários:

  1. O último parágrafo do texto diz tudo; diz o que está faltando hoje em dia para melhorar os nossos lares. Participar da vida do filho, de sua escola, de suas amizades, alegrias, frustrações... tudo no mundo ia melhorar, e muito.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!