"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




sexta-feira, 15 de junho de 2012

Imaginação

A imaginação é muito presente no mundo da criança. Observem o vídeo que apresenta alguns momentos assim:

                                                   

 A criança que imagina o amiguinho, os brinquedos que supostamente tem vida. Engana-se pois quem pensa que imaginar é algo que acompanha naturalmente a infância e se manifestará. Os adultos devem estimular a imaginação para desenvolver a criatividade no pensamento da criança, ao mesmo tempo que devem se utilizar dela para trabalhar o medo, as perdas, o afeto, ...
Uma imaginação bem trabalhada na infância resultará em um adulto criativo e capaz de perceber a fronteira dela com a realidade.
Ao se contar uma história,  a criança imagina os personagens, os acontecimentos, a hora do suspense e o final feliz. Isso é um canal imaginário que a leva e a traz de volta, esse passeio mental é importantíssimo para a sua sustentabilidade psíquica.
Por vezes, nos parece que a imaginação faz parte unicamente do mundo infantil. Adultos em momentos de entristecimento ou de alegria sobrevivem graças a facilidade de se deixar ir e voltar. Por isso a importância de acompanhar sempre uma criança, facilitar sua imaginação, mas não lhe abandonar neste trajeto, ela precisa voltar junto com você.
Alguns adultos usam bastante a imaginação preparando peças de artesanato, compondo cenários, montando cidades virtuais, jogando futebol de botão, entre outros. Isso é saudável.
Idosos sentem-se menos solitários interpretando personagens, dançando, fazendo coisas onde a imaginação transforma situações que seriam estanques em dinâmicas.
Permitir-se imaginar à luz da realidade, isso é saúde!

Um comentário:

  1. Fico pensando no que pode acontecer se a gente se perder nesse ir e voltar... Uma graça esse menino do vídeo! :)

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!