"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




segunda-feira, 30 de abril de 2012

Estar bem

foto: Maria do Carmo O. Monteiro


Imagina você vencendo uma Super-maratona. Ou quem sabe uma corrida de Fórmula 1.
Deve ser muito bom superar recordes, vencer desafios, mas como seria tudo isso se ao chegar ao limite estabelecido não houvesse ninguém para lhe ver ou aplaudir.Teria a mesma emoção?
Outro exemplo, dois times numa disputa clássica, até que um supera o outro, mas nas arquibancadas nenhum torcedor. Silêncio total. De que valeria o troféu? O título de campeão?
Lembro que, uma vez. quando criança imaginei o mundo sem ninguém, só eu, mas rapidamente percebi que seria horrível, não teria com quem brincar e nem outras tantas coisas tão importantes para mim. Convencida de que nada teria sentido tratei de trocar de pensamento.Não gostei daquela brincadeira de imaginar um mundo assim.
Outro dia, ao contrário disso, assisti uma reportagem sobre um homem que viaja na sua moto por vários lugares. A meta é retornar ao ponto de origem. Outro, viaja de bicicleta há meses. O detalhe que os assemelha é que ambos estão sozinhos nestas aventuras.
Penso que estes aventureiros solitários durante o trajeto não compartilham suas descobertas com outra pessoa. Será que encontram satisfação em estar sozinhos ou não querem dividir suas emoções com mais ninguém?
Também num documentário foi entrevistado um homem que vive num local semelhante a uma caverna e se diz bem mesmo sem conviver com outras pessoas.
O que faz algumas pessoas desejarem uma vida em sociedade e outras se isolarem? 
O que faz uns precisarem tanto dos aplausos, da exposição, da permanente superação e a outros o anonimato, a simplicidade, o desconhecimento? 
Talvez seja nos valores e nas necessidades pessoais que nos diferenciamos tão bem uns dos outros. Está certo quem está feliz com sua maneira de viver. Estar bem- isso é o suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!