"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




quarta-feira, 25 de abril de 2012

Despertar cedo

Se tem uma coisa que eu não reclamo é de acordar cedo. Talvez muitos discordem de mim e dirão que uma cama quentinha no inverno, é dos Deuses.(Eu só concordo com o prazer da cama.) 
Minha amiga fica imensamente feliz quando deixam-na dormir, mesmo no verão, até o meio-dia. 
Eu, mesmo assim, penso diferente, acho que meu dia ficará desfalcado se eu perder as coisas que só acontecem pela manhã, por exemplo, a visão que se tem do Sol só se repetirá 24 horas depois; 
- sentir o aroma da grama úmida do sereno;
- ver a cerração subir como uma nuvem;
- levar um susto do jornal arremessado no portão pelo entregador;
- tomar um café quentinho;
- ouvir o latido dos cães porque estranham as pessoas, geralmente trabalhadores e estudantes;
- ver a disposição do meu vizinho, um senhor de mais de 70 anos, que vem alimentar seu cão, abrir a casa, cortar a grama, pintar as grades,...(ufa!!!); 
- acompanhar o entusiasmo das companheiras da hidroginástica do horário da manhã; 
- ouvir, ao longe, a buzina de um motorista chamando o seu carona, e ...
 Depois de todas estas argumentações encerro com a mais forte delas: 

Se, amanhã, você dormir muito, ouça o vídeo à tarde, com atenção. Ele tem a imagem do amanhecer e o  som dos pássaros, despertando os dorminhocos.

Se concordar comigo, acorde cedo, ouça e veja tudo: AO VIVO - aproveite mais o seu dia!       


3 comentários:

  1. Eu também gosto. Acho que cada vez vou acordar mais cedo. Mas com o inverno sempre atrapalha um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que tu também gostas!
    Noto que o frio rigoroso do inverno é que nos prende à cama,que está quentinha; a manhã escura também, mas se a gente prestar a atenção vai percebendo que os pássaros vão acordando e cantando,um a um, anunciando a manhã,mesmo sem o Sol aparecer. Incrível a disciplina deles! Bjs.Obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  3. Na minha época de faculdade tinha, no vizinho da minha mãe, um galo desregulado que cacarejava umas 4:30, 5:00 da manhã. Ao contrário dos pássaros, aquele ali não tinha disciplina nenhuma!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!