"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




quarta-feira, 25 de abril de 2012

Abraços

Normalmente existe uma forma muito pessoal de cumprimentar as pessoas: os abraços. Cada um tem se jeito de abraçar. Uns se aproximam rapidamente e logo se afastam, é o caso das pessoas tímidas que ficam constrangidas ao abraçar, embora isso não signifique menos carinho.. Outros abraçam por longo tempo. Certas pessoas, além de abraçar, massageiam nossas costas.
Algumas gostam de abraçar e ainda sacudir a outra pessoa para um lado e para o outro- um abraço vibrante. Certamente, a razão do abraço também determina a sua forma.  Aquelas pessoas emotivas, se envolvem profundamente e prolongam o abraço até se esgotar a emoção. Alguns homens abraçam-se tapeando as costas num gesto bem másculo. O abraço das crianças é muito gostoso, cheio de carinho e alegria. Tem aquele abraço regado a palavras de motivação- esse é o energético. E tem também, o abraço maldoso, tão negativo que nem vale comentar. Num outro grupo estão aqueles que querem conversar abraçando- é um abraço estendido até o fim da conversa.Tem o abraço dos apaixonados, sem dúvida, o inesquecível. O abraço das saudades, aquele que quando parece acabar, começa de novo.
O abraço religioso que exercita a nossa humildade. O abraço da vitória, do parabéns, que vem recheado de "vivas", como se fossem fogos de artifício. O abraço de um grande amigo num momento difícil que é tão consolador.
O abraço coletivo por uma causa importante. O abraço posterior ao aperto de mão, geralmente dos homens e o abraço com beijinhos, característico das mulheres.
O abraço do golaço que já tem coreografias ensaiadas. O abraço virtual que tem braços extensos  para minimizar as distancias. O abraço cordial quando somos apresentados a alguém ainda tão estranho. 
Há o abraço que abraçamos ou o que nos sentimos intensamente abraçados. Enfim, qualquer classificação que recebam é digna de simbolizar um ato de respeito, humildade e carinho, por isso abracemo-nos sempre do nosso jeito e com o coração, se sincero for. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!