"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O Napoleão


Esta escultura do Napoleão Bonaparte foi criada pelo escultor Matteo Tonietti que nasceu em Nice (Itália) em 1882 e faleceu em 1960 aqui na cidade de Rio Grande-RS onde deixou várias obras de arte em praças,ruas e cemitérios. Matteo Tonietti foi professor de outro artista famoso e que nos deixou lindas esculturas-Érico Gobbi.(Fonte: livro de Harry Rodrigues Bellomo-org. "Cemitérios do Rio Grande do Sul- arte,sociedade e ideologia)
Essa escultura está localizada na praça Tamandaré, mas eu a conheço de outro lugar: quando criança havia um trecho da estrada que leva à praia do Cassino onde tinha muitos eucaliptos e um caminho de entrada por entre as árvores que levava até uma casa. Lá no fundo próximo à casa tinha uma estátua de um homem de braços cruzados. A visão dela era quase imperceptível, principalmente para quem passava de automóvel, mas meu pai sempre diminuía a velocidade e me chamava a atenção para que eu pudesse vê-la. Era o ponto mais esperado da estrada- o Napoleão escondido.
Hoje muitas pessoas admiram a obra e algumas questionam a alusão ao imperador na praça pública. Elas nem imaginam o quanto essa estátua já foi admirada.


Obs: Adicionei aos comentários uma carta publicada num jornal local em 30/01/2014 (Observação postada em 31/01/2014)

2 comentários:

  1. Gostei muito do que tu escreveu sobre o Napoleão. Recomendo um texto de Luiz Carlos Rivera, no site Recanto das letras, com o título Napoleão o Imperador do Senandes. Tenho algumas informações sobre a estátua e quero divulgar, se tu podes me ajudar, agradeço. e-mail celsopiresbraga@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estátua de Napoleão
    Faço uso desse espaço livre aos seus leitores, com o objetivo de informar o motivo pelo qual a estátua de Napoleão Bonaparte está na praça Tamandaré.

    Meu avô paterno, Evaristo Pinheiro Duarte, um conhecido construtor desta cidade, atuante nas décadas de 10 e 40 do século passado, arrematou em um leilão a estátua, obra do escultor Mattheo Tonietti.

    Meu avô colocou a estátua em seu sítio, às margens da estrada ERS-734.

    Após o falecimento de meu avô, meu pai, João Pinheiro Duarte, herdou o sítio com o monumento. Quando meu pai decidiu vender o sítio, o então vereador Josino Almir Dutra pediu que meu pai doasse o Napoleão para a Prefeitura Municipal como forma de ornamentar o lago da praça.

    Saiba a madame Irma de Oliveira Cardoso, da França, que tanta coisa nesta cidade não tem conotação, entretanto...

    Por Evaristo Pinheiro Duarte Neto




    Esta publicação póstuma é uma resposta à rio-grandina radicada, na França, Irma de Oliveira Cardoso, que questionou a origem da estátua em carta publicada em 24/04/2013. O autor da resposta faleceu em 18/10/2013 e sua carta foi entregue nesta qusrta (29) ao Agora por sua esposa.

    link : http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=5&n=54253

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!