"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Corrente de desejos

Postei o seguinte texto e foto numa rede social:


Hoje, (17/9/2013) surgiu no céu este lindo arco-íris bem em direção a nossa cidade de Rio Grande. 

Desejamos que no final deste arco-íris tenha realmente o tão sonhado pote de ouro e que ele traga também muito (a) ........................... para a nossa cidade e todas as pessoas que aqui se encontram agora. (complete, por gentileza, desejando de coração só coisas boas a todos nós).





A participação foi muito boa. Do grupo "Cassineiros", formado por principalmente por membros residentes na praia, os que veraneiam ou que estão aqui, temporariamente, em virtude do trabalho no Pólo Naval, e mais outras pessoas amigas: cerca de 82 pessoas curtiram a foto e 32 colaboraram sugerindo desejos de:

paz, amor, harmonia, prosperidade, saúde, luz, sabedoria, solidariedade, felicidade, investimento,

 discernimento, serenidade, progresso sustentável, segurança, amor incondicional e boas energias.   


Sabemos que não adianta uma cidade oferecer milhares de ofertas de emprego se o restante não acompanhar o desenvolvimento. Então interpretei esses desejos como aquilo que cada um realmente espera do momento que Rio Grande está vivendo. 

Temos visto muitos rio-grandinos reclamarem dos hábitos das pessoas que vêem trabalhar aqui que são muito diferentes dos costumes dos gaúchos, também da falta de infraestrutura para suportar a demanda principalmente em setores como a saúde, a educação e o transporte público, ainda que os alojamentos são impróprios, que os aluguéis e os imóveis estão supervalorizados, etc.

Estes desejos para se concretizarem depende também de "fazermos a nossa parte" como ser mais compreensíveis cm as pessoas que, esperançosas, se deslocam para cá; em aceitar as diferenças culturais de cada um; em pressionar os governos e as autoridades para que façam investimentos na cidade com vista numa  melhor qualidade de vida; em respeitar o nosso meio ambiente; em sermos solidários uns com os outros,... São de pequenas ações que juntos poderemos desfrutar do progresso de nossa cidade. Parece-me que bons sentimentos se têm.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!