"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Biblioteca escolar: suas curiosidades

Trabalhar na biblioteca de uma escola pública é muito prazeroso. Receber os alunos, emprestar e recolher os livros, organizá-los nas estantes, cadastrar os leitores e o acervo bibliográfico, recuperar as obras mais antigas ou mais manuseadas, estão entre as tarefas.

Biblioteca Escola N.Sra.Medianeira

Ao mesmo tempo que realizo isso, e mais um pouco, vou observando alguns detalhes interessantes.
Esse gibi da Mônica está muito velhinho, a capa já foi remendada várias vezes, mas as crianças dizem que adoram as histórias, tão boas que vale a pena levá-lo assim mesmo.


Esse aqui é outro que chama a atenção da gurizada. "O grande prêmio" é do tempo que os livros tinham contornos ondulados, o colorido desbotado e os desenhos representavam bem a época da publicação.


Em compensação, alguns livros como esse abaixo, mesmo sendo um dos primeiros a fazer parte do acervo da biblioteca, nunca foram retirados pelos leitores. Por quê? Ainda não sei. (Compare: nº 13 dos mais de cinco mil registros da série infantil)


Outro detalhe que observo bastante são as datas dos empréstimos. Esse livro da foto foi emprestado a primeira vez em 1990 e seguiram-se os registros, mas o último empréstimo ocorreu em 2002. Ou seja, o livro ficou na estante onze anos sem que as crianças o pegassem. Fico imaginando um livro sem que ninguém o folhei,  nem leia. Ali parado por todo esse tempo esperando que uma mãozinha o puxe.
Espero que retorne deste passeio à casa do leitor que o escolheu no próximo dia 19 de setembro, provavelmente "muito feliz" de ter saído do "congelamento literário".

 

As carteirinhas dos leitores são personalizadas por eles. Alguns colocam foto, outros fazem desenhos ou colam figuras e há os que apenas assinam. O cuidado com a carteirinha reflete o cuidado com o livro e vice-versa.


Os livros publicados agora tem uma produção muito criativa, os formatos são variados, são lindos de apreciar e ler. As editoras estão caprichando e investindo bastante.
                                       

Esse, aqui, por exemplo, tem desenhos muito bonitos e é enorme, o maior de todos na estante. De longe as crianças o encontram.

Uma biblioteca é um dos espaços escolares mais interessantes e recheado de boas histórias. Experimente!