"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




quarta-feira, 3 de julho de 2013

Surpresas



"A surpresa vem de alguém criativo"- é o que se pensa, a princípio. 
"A surpresa é muito legal" é o que, geralmente, as pessoas dizem, mas em ambas afirmativas há controvérsias.
Venho analisando várias surpresas e estou começando a admitir que elas não são tão interessantes como eu "também" imaginava. Um dia, a diretora da escola, em que eu trabalhava, estava de aniversário. Os colegas resolveram homenageá-la com uma surpresa: convidando para a festa a sua família (pais,marido e filhos). Lembro que reunir todos numa homenagem de trabalho, em que a principal figura era a "chefe" não foi uma boa ideia, embora feita com a melhor das intenções. Ela não foi indelicada, mas seu semblante não escondeu sua insatisfação.
Outra vez uma colega, pessoa de bom gosto e acostumada a fazer compras de boa qualidade, recebeu de presente uma blusa de uma grande amiga, era um  presente-surpresa pelo aniversário. Ao abrir o pacote e ver a blusa ela até quis, mas não conseguiu, disfarçar a indignação pela péssima escolha. Por educação agradeceu, mas ficou tão incomodada com a situação que não experimentou a roupa. Passados alguns dias nos revelou que jamais esperava que sua amiga pudesse lhe dar algo de tanto mau gosto, já que era uma pessoa que apreciava belas roupas e tinha um olhar apurado. Surpresa lastimável!
Ontem fui, toda contente, presentear meu neto com um dinossauro para fazer companhia ao que ele tem com as patas quebradas e que, na sua imaginação, fala e pula muito. Imaginei que iria brincar com os dois. Antes de abrir o presente, ele me fez a seguinte pergunta: É um carrinho, vó? ... Desabei. 
Há alguns anos, conheci um jovem, aluno da escola, que adorava fazer surpresas às namoradas. Eram surpresas criativas, diferentes, mas nem sempre agradáveis. Uma delas mais parecia tarefa de gincana. Cada bilhetinho encontrado levava a outro mais difícil que o anterior, ao final, tornou-se chato e cansativo. Esse jovem nem a namorada aguentou.
As flores e os perfumes, contrariando estatísticas, na verdade não são apreciadas por todas as mulheres. Chocolates, há quem não goste, mesmo que seja uma exceção à regra. Eu mesma sou essa exceção.Odeio.
É!... Começo a constatar que surpresas tem alto risco de erro. O melhor é perguntar antes.

Um comentário:

  1. Eu sempre preferi escolher o presente, pois assim não decepciono a pessoa que me presenteou e fico com alguma coisa que me vai ser útil e dar prazer.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!