"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sentindo o Natal

Decoração natalina na praça infantil no Cassino

Muito timidamente nossa cidade e o balneário são decorados para o Natal. Algumas lojas e residências também estão enfeitadas. Nenhuma superprodução. Tudo simples, muitos enfeites feitos com material reciclável.  
Nesse ponto me identifico bastante com minha cidade. 
Acho bonitas as decorações natalinas, mas não me enchem os olhos, nem o coração.Apenas aprecio pelo colorido e  brilho, que não posso negar. Papai Noel então, só o acho muito simpático, até engraçadinho.
Já presépios de todo o tipo, esses me levam a um passeio espiritual. Sejam tradicionais, rústicos ou modernos.Fico, por exemplo,  adorando o mini-presépio que adquirimos há alguns anos.

                                     

Conheci uma vizinha que todos os anos montava um presépio enorme, rico em detalhes e depois me chamava para admirá-lo. Sempre adicionava alguma figura nova. Na sua casa viviam mais três pessoas: uma senhora idosa-sua mãe, a cunhada-viúva e o sobrinho-afilhado com a minha idade. Elas não recebiam visitas ou seja aquele lindo presépio não era para ostentar para ninguém, era apenas uma tradição daquela pequena família para celebrar o Natal-quase um altar. Isso eu acho bonito!
Vejo que num cantinho energizado por luzes de velas acompanhadas de músicas suaves são montadas algumas árvores natalinas.Belas!
Diferente de algumas casas que exageradamente brilham, são luzes piscantes numa poluição visual que ofusca nosso olhar parecendo uma vitrine de casa comercial. 
Acredito que o sentido do Natal rima com humildade, delicadeza e simplicidade, é enfeitar com o que se tem, sem exibição, primando pelos efeitos naturais e os pequenos detalhes.
Ostentação nada tem a ver com o nascimento de Jesus - o que tentamos reviver no Natal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!