"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




domingo, 2 de dezembro de 2012

Finalizações II


O período de recuperação escolar é um pré-férias: para muitos um período tenso porque antecede aos exames finais e decisivos- a aprovação para o próximo ano ou série. Para alguns, hoje, não muda nada- se não houve compromisso com os estudos durante o ano letivo, não vai ser agora que ocorrerá.
Mas, por mais incrível que possa parecer, para todos os alunos esse é um período triste e melancólico.
Aquela escola vibrante, cheia de alunos e barulhenta torna-se silenciosa, vazia e entediante, porque está descaracterizada.
Os amigos que compartilharam alegrias e até uma "colinha" não se encontram mais. Seus horários estão diferentes. O amigo alegre que fez piadas na aula e brincou muito provavelmente está quase "rodado", precisa se concentrar e estudar muito se quiser "passar de ano". O grupo de trabalhos se dispersou, cada um precisa de uma "nota X". Aquele colega muito estudioso não volta mais à escola, seu retorno está marcado somente para o ano que vem. 
Enfim, as aulas, embora digam ao contrário, praticamente acabaram. O que chamam de aulas de recuperação é o tédio da escola. Aquilo que durante o ano todos se queixam (=ter de ir para a escola) ou que almejam ao final dele (=as férias escolares) é o que, na verdade, deixa saudades para toda vida.

Um comentário:

  1. É uma sensação de vazio que vai se instalando aos poucos, uma nostalgia e uma saudade crescente. Não sou mais colegial, frequento uma escola de atualização para adultos acima de 45 ( eu estou bem acima - 66,rsrsr) mas a sensação é a mesma.
    Triste mas necessário período de descanso para repor energias para o retorno.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!