"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Amigo secreto




A troca de presentes em datas comemorativas com a brincadeira do "Amigo secreto" é sempre muito divertida.
Há sempre aquela pessoa desatenta que esquece quem tirou como amigo.Ou aquele que a gente não consegue descobrir porque guarda a sete chaves o seu segredo. Ainda tem o que, distraidamente, por uma pergunta se revela.Ou o "curioso" que fica tentando descobrir.
Geralmente, as reuniões são realizadas com certa antecedência e por meio de papéis dobradinhos (bem dobradinhos!) são entregues a cada participante, onde o célebre erro acontece: "alguém recebeu o seu próprio nome". A solução é desfazer tudo e recomeçar até que todos tenham seus amigos.
Em grandes grupos sempre há aqueles amigos mais íntimos que resolvem pedir ajuda e burlar a brincadeira: queres trocar o amigo comigo?Ou a dúvida eterna: o que eu vou dar para o meu amigo?
Para resolver estes probleminhas surgiu a sugestão de presentes com valor estipulado ou a compra de presentes considerados neutros e com o sorteio do amigo somente na hora da confraternização.
Há também as inovações: escolher para quem se quer dar; escolher o presente entre tantos embrulhos; adivinhar um número; uma palavra secreta pelo seu sinônimo; etc.
A mais divertida foi a versão: "Roubo entre amigos" que após o amigo ter recebido o presente o próximo tem a oportunidade de "recolher" o presente para si e assim, sucessivamente, de acordo com o gosto de cada um. Nesta oportunidade, eu perdi um lindo kit de sabonetes perfumadíssimos para uma amiga e uma outra colega ficou com um colar muito "brega" que foi passando de mão em mão. Em compensação, outros ganharam presentes bem interessantes como, por exemplo, uma viagem  de turismo.
Na verdade, o presente é apenas um aliado para muitas risadas e abraços.
Esse ano, aqui em casa, estamos inovando com o uso de um site que é quase uma rede social de
" Amigo secreto", onde podemos criar o nosso próprio grupo ou entrar em um grupo aberto. O sorteio é agendado e, matematicamente, cada participante recebe o nome do seu amigo com a certeza de que não será amigo de si mesmo. Além de poder sugerir seus presentes numa imensa lista programada pelo valor estipulado, mandar mensagens anônimas para seu amigo e para quem lhe tirou, escrever mensagens no mural do grupo, comentar, enfim "brincar a vontade" antes do dia da revelação.
A brincadeira do amigo secreto, além de ser alegre, é recomendada pelos economistas porque neste caso há um bom senso dos valores entre os participantes e, pelos psicólogos, porque acaba com o "stress" das compras.
Diria ainda que abdicar e aceitar que um presente é suficiente, exercita a simplicidade e nos faz perceber que estarmos juntos e com amor é o que realmente vale a pena!

Obs: Site de referência  http://www.amigosecreto.com.br

Um comentário:

  1. Aqui em casa adotamos um valor único para os presentes e o sorteio é feito na chegada dos convidados. Às vezes fazemos a revelação citando as qualidades, outras vezes com características pessoais, às vezes ao contrário, mas o mais importante é a confratrnização.
    Grande abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!