"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




sábado, 11 de fevereiro de 2012

O antigo preservado ou o velho valorizado

Esse carro transmite uma mensagem importante
Todos os anos, nesta época, temos o prazer de assistir o desfile de carros antigos que foram preservados e cuidados com muito zelo para que resistissem ao tempo. É fascinante observar cada detalhe e concluir que continuam bonitos. Num momento em que vemos circular carros de várias marcas, designs e cores e também observamos que os valores de aquisição ainda são altos ( ...o que mudou, apenas, foram as facilidades em adquiri-los)  surpreende como estes tornaram-se, agora, bens descartáveis. Raros são os proprietários de veículos que ainda são cuidadosos. Outro dia conversávamos com um deles que afirmava que seu carro nunca recebia uma limpeza, centenas de moedas se acumulavam embaixo do banco, a areia tirava-se de balde, a suspensão estava péssima e a lataria tinha muitos arranhões e amassados,enfim na sua ótica- carro é para usar até ser trocado por outro mais novo. Pensei então em quais valores levam os proprietários de carros antigos a ser tão cuidadosos e a preservarem com tanto empenho aqueles carros que não desfilam com frequência nas ruas e a princípio, nem são mais "objeto de desejo" das pessoas, principalmente dos jovens?  
Será apenas o desejo do colecionador ou estaria preservado em si aquilo que, hoje, as pessoas perderam: o amor,o respeito e o carinho pelos mais velhos,em geral ?        





                                           
                                   Fotos do desfile de carros antigos no Cassino (MCarmo)

Um comentário:

  1. Nos encantamos com automóveis que são raridades como a própria palavra automóvel pois hoje em dia apenas são chamados de carro por seus proprietários que com tantos nomes estranhos como picanto,agile,chevi, etc passaram a ser apenas objetos de uso.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!