"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CINQUENTONA

Foto: M. Sartori


Atingi os 50 anos. Para os jovens,sou a coroa. Para meus amigos, somente a "Maria", para meu netinho: a vovó, para meus ex-alunos: aquela professora- a "tia do jardim". Para meus pais seria: a  filha na flor da idade.(Afinal comparando ao meu pai que partiu com seus 101 anos e 5 meses, vividos intensamente.Estou recém na metade do caminho dele.)
Como se percebe o tempo é relativo e a associação decorrente dele depende do ponto de referência.A única coisa realmente certa é que ao chegar aos 50, a gente pode se dar ao luxo de olhar para trás e ver tudo o que fez e o que deixou de fazer, mirar o horizonte e ver que ainda teria vários caminhos se aventureira fosse, mas dá uma vontade de sentar debaixo da árvore e só assistir o canto dos pássaros. Ah! Dá sim, mas para não perder a caminhada (como se diz) e nem errar o caminho, vou me dar o direito de seguir em frente, trabalhar sem exaustão, dormir quando der sono, acordar cedo, aproveitar bem o dia, divertir-me a meu modo, andar de mãos dadas com meu marido, visitar meus filhos, correr atrás do meu neto, ler o que me interessa, observar melhor tudo que antes não dava tempo, afinal já corri bastante e agora, sou como uma tartaruga, não tenho pressa.

Um comentário:

  1. O mais belo desta leitura é perceber que não são apenas palavras, és tu mesma. Uma vida onde fazes o que realmente gostas e que te faz bem, e não só a ti, também ao teu companheiro.Isso é Felicidade!!
    Neste momento lembrei-me da oração pela família, acho-a linda!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!