"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A vida com ou sem GPS


Na vida como na estrada os caminhos são muitos.
Qual será o melhor? Com certeza sempre há os desvios inesperados ou, inevitavelmente, alteram-se as condições de trafego resultando na mudança de rota.
Em muitos casos está claro e previsível que determinada direção levará a um lugar incerto; ou que trata-se de uma descida acentuada ou que a estrada contorna um precipício, mesmo assim alguns não ligam para as placas indicativas ou se distraem com as paisagens da serra. Há ocasiões em que há desperdício de energia,  muitos pedágios e grande desgaste do motor.
Outros, ao contrário, querem chegar ao seu destino rápido demais, aceleram tanto que capotam no meu do caminho.




Ainda tem os que andam em círculos ou sinuosamente, vão para o norte, durante o trajeto desviam para o leste e quando estão quase chegando fazem um retorno. Por outro lado, há os que traçam um roteiro, previamente estudado, fazem um check-up, param  para abastecer antes de entrar na reserva, aproveitam para vislumbrar as paisagens, seguem obedecendo a velocidade permitida, ultrapassam com segurança, não bebem ao volante e chegam tranquilos ao seu destino.


Talvez algumas pessoas fossem beneficiadas pela orientação de um GPS , viajariam com mais calma e chegariam em paz, mas preferem abastecer com muita adrenalina como se estivessem num rally.

Na verdade, cada um faz a viagem ao seu jeito. Para uns o "GPS" funciona bem, para outros é um acessório obsoleto. Uns vãos aos trancos e barrancos até chegar lá . Outros, preferem ir à pé, mochila nas costas e um mapinha na mão. Enfim para todos, a viagem é certa e o GPS é opcional. 


Um comentário:

  1. Na verdade" a prudência" faz com que qualquer viagem que se faça necessária. Se queremos chegar algum lugar para desfrutar um passeio, um compromisso seja la o que for devemos obedecer as normas de segurança.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!