"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




segunda-feira, 6 de maio de 2013

Contadores de histórias

A vida de todos nós merece ser publicada em livro, porque acontece muita coisa interessante. Nem precisa ser famoso, todas as histórias de vida são importantes e curiosas. Não é à toa que as biografias em livros ou no cinema fazem tanto sucesso. As autobiografias também são muito emocionantes.  
Baseados nestas observações que, aqui, na nossa pequena família construímos o "nosso diário" virtual que consiste num blog onde todos nós somos autores e, também, seguidores. Na verdade, nós somos apenas oito.
O blog conta as histórias do nosso cotidiano. São postadas as fotos de um passeio, busca-se um flagrante, conta-se sobre a nova aquisição, brincamos com as trapalhadas do dia-a-dia, fizemos uma surpresa, etc. Nada de excepcional, mas muito divertido e interessante. Evitamos apenas registrar as notícias muito tristes ou fatos muito pessoais. Quando elas ocorrem damos um tempo nas postagens até que possamos superar o ocorrido para voltar ao habitual. A intenção não é constranger nem invadir a privacidade dos autores.
O blog é de acesso restrito aos autores. Não é feito para a blogosfera, nem tipo "Big Brother". Só interessa à nós. É claro que há os tímidos que quase não postam e os mais assíduos que contam tudo. 
O interessante dessa ideia é que sem querer estamos escrevendo a história da nossa família e ao revisitarmos  as postagens mais antigas nos reportamos no tempo como se víssemos um álbum de fotografias.
Algumas vezes postamos videos ou sugerimos alguns links com dicas ou notícias que registram acontecimentos da época da postagem.
Faço parte de um grupo de quinze amigas que também criou um blog coletivo e assim a história da nossa amizade está sendo registrada ali. Esse blog por decisão das integrantes não fica restrito ao grupo, qualquer internauta pode acompanhá-lo, mas temos  muito cuidado ao postar os textos para não melindrar ou constranger alguma das amigas. Nesse caso é preciso muita cautela, inclusive com fotos.
Estou escrevendo sobre esses típicos contadores de histórias reais em que nos transformamos, para compartilhar a ideia e recomendá-la a todos. Quem se interessar é só criar o blog e convidar seus companheiros. Vale a pena!!

2 comentários:

  1. Um dia nossos netos, bisnetos poderão saber suas origens e poder ir passando nossa história familiar .

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima ideia, é mais ou menos como o blog "escolaparaadultos" onde há colaboradores.Estamos registrando as atividades da EA, a 6 mãos.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!