"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




quinta-feira, 2 de maio de 2013

Adrenalina


Quem vive em cidades como a nossa -Rio Grande recém está se acostumando com o transito intenso, os congestionamentos tão comuns nos grandes centros urbanos. Se ainda faz a opção por morar no balneário como o nosso- Cassino, onde o transito na baixa temporada é calmo, então dirigir em locais muito movimentados é bastante difícil. 
Quando éramos jovens nosso sonho era sair por aí, quase sem rumo, e conhecer várias cidades do RS,mas trabalhávamos, os filhos eram pequenos e nossos pais precisavam de cuidados. O desejo foi adiado.
Agora, os filhos estão independentes, o trabalho deu lugar à aposentadoria. Chegou a hora de realizar o tal sonho:  viajar.
Não pense que mesmo sem empecilhos fica fácil sair. Hoje já não temos mais aquele espírito de aventura da juventude. Sem falar na acomodação dos dois cachorrinhos e do gato. 
Na semana passada surgiu um pretexto: o campeonato de futebol de mesa (meu marido é botonista) numa região nobre do Rio Grande do Sul- cidade de Caxias do Sul.
De malas e cuia partimos para lá.

Meu marido dirigindo

Eu, como co-piloto, seguindo orientações do GPS













Muita atenção na estrada e uma conversa boa para relaxar. Sabíamos que o maior  problema seria ao alcançarmos a capital do Estado-Porto Alegre. Lá o transito é de correria e fica difícil entender as placas indicativas junto com as orientações do GPS. No atropelo entre carros, motos e ônibus parecíamos "cusco em procissão" (termo gaúcho que se compara a situação de " um cachorro perdido na multidão) Fomos, aos poucos, reencontrando a Br116. Enfim, faz parte do passeio.

Porto Alegre ao fundo





Passamos pelo Guaíba de onde se avista a capital gaúcha.
E daí foram surgindo paisagens lindas conforme nos aproximávamos da serra,  admirável para nós que vivemos numa região litorânea e completamente plana.


Rota romântica em direção à Caxias 

Em alguns momentos observar no retrovisor outros carros atrás do nosso era preocupante, a nossa lentidão tinha vários motivos: desconhecer a estrada, observar a paisagem e ter cautela nas curvas muito acentuadas e nos caminhos no entorno da serra.
Sem falar da impaciência de alguns motoristas que não entendem a dificuldade de localização de um turista, mas o resultado dessa adrenalina pode ser visto a seguir:
Acesso por Nova Petrópolis, alto da Serra
Centro de Caxias do Sul visto do hotel

Aproveitamos a proximidade e esticamos a viagem para conhecer Gramado e Canela- duas cidades lindas.

                                       
Nova Petrópolis de colonização alemã

Gramado com seus chocolates típicos
O espaço temático das casas de chocolate encantam
Um dos pontos turísticos de Canela-a Catedral de Pedra

Somente uma chuva para nos fazer voltar desse passeio.  A adrenalina por causa do transito e do tipo de relevo diferente da nossa região foi grande e o prazer, maior ainda. 
Na volta, para relaxar e nos harmonizar, paramos e pernoitamos em São Lourenço do Sul, uma praia muito tranquila e linda, bem no nosso ritmo.

São Lourenço do Sul

2 comentários:

  1. Esta região é mágica, não?
    Adoro a serra gaúcha.Belas fotos!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!