"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Teatro do Bebé e o menino desenhista




Há um bom tempo que o Tchêatro do Bebé (escrito assim em alusão à tradição gaúcha que refere-se às pessoas chamando-as de "Tchê") visita a nossa cidade e, primeiramente, ao nosso balneário Cassino.
O público tem uma simpatia ao grupo pela sua arte, sua simplicidade e porque costuma citar as pessoas e os estabelecimentos comerciais conhecidos por todos. A arte da comédia contextualizada às características do local onde se apresenta.
Os atores são da família do palhaço e comediante Bebé. O público também entra na brincadeira de modo improvisado, aproveitando todas as situações presentes.
Risos, aplausos, brincadeiras, surpresas fazem parte do espetáculo dentro de uma lona de circo, que se bate com o vento e espalha alguns pingos de chuva. Chão de estrado no meio da areia, cadeiras coloridas, um cheirinho provocante de pipoca e um cenário rústico que lembra o interior de casas antigas.
Nada de luxo e muito de alegria.  


Eu tive a oportunidade de ir com meus alunos de 5 anos numa vez em que o Teatro do Bebé apresentou-se na cidade. Era uma tarde quente e foram umas dez turmas da escola. Entre as crianças, eu tinha um menino chamado Anderson Silva que excepcionalmente desenhava o que quisesse com a desenvoltura de um caricaturista. O seu dom era algo impressionante.
Bem, assistimos o espetáculo, rimos e brincamos muito com as mágicas e travessuras do Bebé.
No retorno à escola, sempre sugerimos aos alunos que demonstrem através de um desenho o momento mais marcante dos passeios.
Anderson baixou a cabeça e com seus lápis coloridos foi rapidamente (era uma característica dele) traçando sua emoção nos desenhos. Ele expressou, como era de se esperar, tantos detalhes que valorizou a riqueza do espetáculo: a alegria.
Anos depois, ele mudou de escola. Não mais o vi. Hoje deve estar perto dos 17 anos e se ninguém ocultou o seu enorme talento, deve estar desenhando muito por aí assim como o Bebé, outro artista, continua trazendo a alegria para nós.

Em março de 2003

Final do ano de 2003

*Repare nos detalhes.


                                   
                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!