"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




domingo, 24 de fevereiro de 2013

O problema da matilha

Todos os anos o problema da superpopulação de cães continua.
As campanhas de esterilização canina quando ocorrem não alcançam a sua meta, embora a luta das ONGs de proteção aos animais e as reclamações da comunidade.
Durante o veraneio, as pessoas abrigam e alimentam os cães soltos, mas depois vão embora e os abandonam nas ruas. Em seguida, as cadelas entram no cio e a matilha se forma. As fotos abaixo mostram dez cães atravessando no meio dos carros, sujeitos a se machucarem ou causarem um acidente de trânsito. Além disso, muitos pareciam famintos, cansados e brigavam, entre eles, na disputa pela fêmea.

                                       





                                          

Conhecemos várias pessoas que sensibilizadas com o abandono dos cães adotam e transferem parte deste problema para si: aumentam assim o seu gasto financeiro com rações, remédios, consultas a veterinários,material de higienização, reformas ou construção de canil,etc. Sem citar o compromisso com os animais adotados e a responsabilidade. Muitas já tiveram processos na justiça por causa do barulho dos latidos, dos cães que, às vezes, fogem ou dos que ficam em volta da residência. A atitude é louvável, mas não resolve.
A Câmara de Vereadores já realizou audiências públicas sobre o assunto, mas não surgiu mudanças realmente significativas. Esperamos que o novo governo municipal se empenhe em resolver esse problema. Enquanto isso, lamentavelmente, a reprodução continua e o aumento no número de cães abandonados, também. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!