O silêncio até era necessário em alguns momentos da aula, mas como tratava-se de educação infantil, evidentemente, se restringia a um curto prazo.
O tempo foi passando e a cada ano parece que as crianças vinham mais gritonas.
Eu questionava se eram os pais que não educavam as crianças para que não falassem aos berros e procurava não elevar a voz para não estimular o grito.
E o tempo foi passando... Hoje 36 anos depois continuo na escola, mas descobri que o barulho dos alunos realmente agora me incomoda, me desequilibra, tira minha concentração. Será que as crianças estão falando ainda mais alto, todas ao mesmo tempo?
Não, as crianças falam tanto quanto os meus primeiros alunos. Eu é que não tenho mais a mesma capacidade auditiva. Percebo que os sons se confundem e isso me perturba bastante. Aprecio o silêncio como nunca. Ouço música em volume baixo.
Devo estar com um cansaço auditivo?
Sim. Descobri pesquisando na internet que existe o DPAC - Distúrbio de Processamento Auditivo Central. E eu devo ter alcançado esse nível, afinal já era hora!
* Esse link é para você que se interessou pelo assunto e que talvez esteja como eu.
http://nogueirense.com.br/voce-escuta-mas-nao-entende-conheca-o-disturbio-de-processamento-auditivo-central/
Para ter uma ideia dos sons a que me levaram ao posível DPAC assista o vídeo que preparei em homenagem aos 70 anos da nossa Escola (Estou nela há 30 anos- é uma vida!!) Espero que gostem!