"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Quem são os blogueiros?

Toda vez que, ao acaso, descubro um novo blog que tem assuntos bem úteis, salvo o endereço na pasta que intitulei de "Interessantes". Logo em seguida o que me chama a atenção em cada um é a forma como os blogueiros(as) se descrevem no dispositivo (Gadget): "Quem sou eu?".


A pergunta, aparentemente, parece simples, mas respondê-la com clareza representa o cartão de visita do blog. Da mesma forma que ao sermos apresentados à alguém, estendemos a mão e geralmente dizemos nosso nome. (Nem sei se as pessoas na pressa prestam muita atenção.)



No entanto no blog a gente se estende bastante na própria descrição, cita o nome e depois vai jogando os títulos como se fosse o currículo para um novo emprego.
Na maioria dos blog visitados, observei que a idade é discretamente ocultada. Parece até que o nosso tempo de vida é algo indeterminado.  Tremenda bobagem, porque a listagem de títulos é reveladora, já se estima o número de anos passados.

O "Quem sou eu" é quase um resumo da vida, do tipo "fiz aquilo e agora faço isso".
Será que os leitores do nosso blog se interessam por esses detalhes? Ou para eles, tanto faz?  Eu, particularmente, me interesso e gosto de ler sobre o(a) autor(a), isso me faz localizar a pessoa no tempo e no espaço.

Ainda não sei se essa apresentação dá crédito às postagens ou em alguns casos, um descrédito.
Reparei também que com o passar do tempo muitos blogueiros esquecem de atualizar o seu "status quo" e o que eram nem são mais.
.
Lembro que acompanhei por muito tempo uma blogueira que escrevia seu testemunho como cuidadora de uma mãe doente de Alzheimer, sem jamais dizer quem ela era. Intitulava-se apenas uma "Maria", como tantas outras. Uma maneira sutil de manter sua privacidade, visto que relatava ali muito das suas angústias, dúvidas e inconformações. Até que um dia deixou de escrever.  

Outros blogueiros fazem tantas coisas ao mesmo tempo que fica difícil defini-los, se nem eles próprios conseguem.
Bom, por conta das minhas observações, vou rapidinho analisar a minha apresentação, também.

Um comentário:

  1. Refiz minha apresentação. Não foi fácil achar uma descrição "light". Escrevi e deletei várias vezes. Meu texto me fez refletir sobre o orgulho,a vaidade, a privacidade, mas acho que encontrei uma descrição mais próxima de mim. Assim espero!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!