"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




sexta-feira, 1 de março de 2013

Altar ecológico

A natureza é divina. (não há dúvida) Reportando, em especial, às plantas: acompanhar seu ciclo natural é reconfortante.  Elas brotam, crescem diante das várias mudanças climáticas (vento, chuva, seca, tempestades,...) e mesmo assim resistem e mantem-se vivas.
Observar a natureza constitui-se numa maravilhosa oportunidade de elevação espiritual. Isso é o que estou aprendendo, diariamente.
No verão passado, nossa vizinha (infelizmente) precisou cortar uma linda árvore - o Ficus. Fiquei triste vendo tantos galhos cheios de folhas tão verdinhas jogadas na frente da casa para ser recolhido pelo carroceiro.


Não aguentei, recolhi somente dois galhos e tentei replantar. Achei que a planta não resistiria, esteve muitas horas dilacerada no calor do Sol. O galho maior ficou com as folhas retorcidas, muitas secaram e caíram, mas para minha surpresa, passados vários dias, ali brotaram outras folhas. O outro galho secou completamente. Considerei que estivesse perdido e, num certo dia, percebi que estava brotando algumas folhinhas. Desde então não as abandonei e acompanho com admiração o seu crescimento.
Ganhei violetas, são lindas e cuidei bastante como sempre me recomendaram, mas as novas mudinhas vieram para romper tabus- elas adoram vento, água e o Sol direto. Tudo que, geralmente, nos aconselham a evitar.

Agora, comprei meu primeiro bonsai de Figueira. Há tempos, eu me informava sobre o cultivo dele, mas não tinha investido neste propósito. Estou adorando.
No último Natal  ganhei da minha nora, dois vasinhos com mini-plantinhas e adotei outras duas. São umas gracinhas. Estão na janela da cozinha num lugar protegido, ensolarado e se desenvolvendo muito bem.
Uma vez meu filho me presenteou com um cactus. Tenho ainda outro que ele colheu a muda no campus da Universidade há 12 anos. O cactus está na rua, resistindo a tudo. Lá no campus, também, achei uma muda abandonada de jabuticabeira ou cerejeira (ainda não sabemos!). Estou regando e cuidando bastante.
Enfim, todos os dias vou visitar o meu "altar ecológico" - o cantinho onde estão essas plantas. Imagina quanta vida tem por lá. O altar é pequeno, mas a fé é imensa.

bonsai de figueira
mini-plantas


violetas ao relento

jabuticabeira ou cerejeira (?)
O cactus

6 comentários:

  1. Hummm!!lindo esse seu post adorei, se tiver tempo da uma passadinha no meu cantinho
    passei também pare desejar uma otimo final de semana que Deus te abençoe bjss http://midianmulata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Tenho visitado seu blog e gosto das dicas legais.Parabéns!
      Abraço

      Excluir
  2. Que lindo, Maria. Penso como tu a respeito das plantas... A fé é imensa aqui deste lado. :D Bjocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhei pelo Face as fotos das tuas plantinhas.Continua cultivando tua fé. bjs Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre!

      Excluir
  3. Adorei saber que as violetas resistem ao relento. Seu altarzinho ficou lindo.
    Abraço!

    Bom final de semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia!
      Obrigada pela visita.
      Acho que as violetas não resistem é ao abandono.
      Bjs

      Excluir

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!