"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




sábado, 20 de setembro de 2014

Sentidos e sentimentos

Há coisas que nos reavivam a memória. São cheiros, sabores, imagens e sons que nos remetem a um momento tão remoto. 
É acalentador quando espontaneamente isso ocorre e podemos, por segundos, reviver aquilo que nos é tão significativo.

Hoje experienciei por duas vezes essas sensações. A primeira foi ao me deliciar com um bom-bocado de queijo.
O gostinho do queijo misturado com o sabor da gema do ovo me reportou imediatamente para uma festa campeira, muito alegre, onde tinham muitos doces, entre eles esse que estava provando. As cenas vieram a minha lembrança tão claras quanto as vozes das pessoas. A cada mordida uma reprise daquela festa. 

Mais tarde, estava no sofá da sala e o som de um ambulante me chamou a atenção . Era o amolador (afiador) de facas que me levou, novamente, de volta ao passado. Lembrei-me da minha antiga casa, da rua, ele sempre vinha pela manhã, na hora que as mulheres preparavam o almoço e para alertá-las tocava insistentemente aquela gaitinha.

                                          Filmagem do ambulante .(Deu tempo!!!)

As donas de casa corriam para afiar os fações. Dali em diante era só esperar um pouco para sentir de longe o cheirinho da carne assada, do charque no feijão ou da cebola frita para o arroz a provocar nossa fome. Saudade daquele tempo...

Que bom que o cérebro ainda resgata as memórias para fazer esse belo retorno.
                                                                      Obrigada, meu Deus!


(Uma homenagem a todos os doentes de Alzheimer com o sincero desejo que esses "sentidos e sentimentos" tão cedo não lhes faltem. 21 de setembro- dia mundial da doença de Alzheimer)