"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele,

reclame de si mesmo que não é poeta o bastante

para evocar as suas riquezas."


Rainer Maria Rilke

Cartas a um jovem poeta.Porto Alegre: L&PM,2006.p.26




sábado, 4 de agosto de 2012

Espaços de cultura

Outro dia fomos visitar a Biblioteca Rio-grandense, a mais antiga do Rio Grande do Sul fundada em 15 de agosto de 1846 pelo português João Barbosa Coelho. Está localizada  na zona central da cidade, próxima ao cais e do mercado público. Tem um vasto e raro acervo bibliográfico com mais de 450 mil títulos. Hoje já possui um site www.bibliotecariograndense.com.br para agilizar a pesquisa pelos usuários e sócios, onde 50 mil livros já estão catalogados.
É uma instituição privada que se mantem com a contribuição dos seus sócios. Segundo as informações do site para realizar a pesquisa, aos sócios não há custos e para os demais usuários os valores para a pesquisa variam de R$ 1,50 a R$ 2,00, dependendo do ano da obra. 
No mesmo prédio da Biblioteca Rio-grandense encontra-se também a Biblioteca Pública Infantil "Monteiro Lobato" (56 anos) pertencente à rede municipal de educação. Esta biblioteca atende a comunidade estudantil que pode levar por empréstimo até três livros para ler em casa, sem custo algum, apenas apresentar um documento de identidade, uma foto e um comprovante de residência. O atendimento é feito pela bibliotecária Suelen Silveira e pela professora Lorna Silva.
Ambas as instituições estão abertas ao público das 9h às 17h de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia.
Um boa sugestão para os pais levarem seus filhos a fim de conhecer e frequentar os espaços de cultura e de história da nossa cidade.



Recepção da Biblioteca Rio-grandense






Acesso à Biblioteca Monteiro Lobato


Bibliotecária Suelen Silveira




Espaçosdecultura1 by mcarmoomonteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou comentário.Obrigada!